C.E.P. Mundo de Alegria

C.E.P. Mundo de Alegria

C.E.P. Mundo de Alegria
Início  >  Projeto Educativo
C.E.P. Mundo de Alegria

Projeto Educativo

C.E.P. Mundo de Alegria
C.E.P. Mundo de Alegria
C.E.P. Mundo de Alegria

 

2002
Outubro
 
Massami Matsumoto (fundadora e atual diretora da Escola Mundo de Alegria), a pedido da Embaixada do Peru, trabalha como voluntária no fórum de educação patrocinado pela Embaixada do Peru em Tokyo.
 
 Na época, Massami Matsumoto era mãe, dona de casa e morava na cidade de Yokohama. O objetivo do fórum era mostrar a importância do ensino escolar das criancas peruanas. Era comum ver famílias peruanas vindo ao Japão para trabalhar 2 ou 3 anos e deixarem seus filhos dentro de casa ainda em idade escolar. Isso acontecia porque ainda não havia escolas peruanas e faltava assistência escolar nas escolas japonesas porque as crianças não sabiam falar o idioma japonês.
 Assim que as famílias regressavam ao
Peru, as crianças encontravam dificuldades nas escolas, porque ficaram muito tempo sem frequentar no Japão. Então, não conseguiam acompanhar a matéria e acabavam repetindo o ano. Por esse motivo, os professores peruanos pediram ao Ministério da Educação do Peru que houvesse mudança no ensino no Japão.
 
Novembro
 
Realizado um fórum de educação patrocinado pela Embaixada do Peru na cidade de Machida-Tokio e Hamamatsu-Shizuoka (ambas com grande concentração de peruanos)
 
 Em 1990, houve uma modificação nas leis do Japão com relação à entrada de estrangeiros nikkeis e, nesta época, Massami Matsumoto trabalhava na “Suzuki - S.A.”, no qual o Departamento de Recursos Humanos formou uma Seção de Empregos para estrangeiros nikkeis, e também uma Seção de Consultoria para pedir qualquer tipo de informação.
 Ela se reencontrou com os peruanos no fórum de outubro de 2002. Eles expuseram a difícil situação das crianças, fazendo apelos
como: “Mesmo que entrem em escolas japonesas, não entendem nada. Então, é difícil ficarem sentadas assistindo às aulas!”, “Sempre ficam isoladas na escola japonesa.”, “Não querem mais ir à escola porque são maltratadas.”, “Elas querem estudar, mas não sabem como.”, “Ficam isoladas em casa, causando transtornos psicológicos”, “Por causa da alopécia (queda de cabelo causada por estresse), não riem mais.”, “Se tiver uma escola, podemos trazer nossos filhos que ficaram com parentes no país de origem, para morar junto conosco”.
 E depois, comentários como “Massami, coitada das crianças se continuarem desta maneira! Queremos uma escola onde elas possam frequentar sem preocupação.”, “Por favor, construa uma escola para elas!”
 
Início imediato na pesquisa de mercado da cidade de Hamamatsu. Avançando um passo para a criação de uma escola.
 
Naquela época, eu pensava “Isso ocorreu porque havia crianças pedindo ajuda bem na minha frente. Eles podiam ser brasileiros ou peruanos, para mim não importava a nacionalidade. Mas como uma pessoa adulta, gostaria que eles tivessem a alegria de frequentar uma escola, fazer amigos e estudar por prazer”.
 
Dezembro
 
Conclusão de contrato de locação escolar
 
  Matsumoto usou seu próprio dinheiro e convenceu sua mãe, que vivia longe, a ser fiadora do contrato da escola.
 Havia dificuldades em procurar um edifício para a escola. Não sei quantas vezes foram negados, porque era para estrangeiros. Depois de tantas tentativas, através de um conhecido, finalmente conseguiram um lugar em um centro comercial. A cooperativa deste centro consentiu com o contrato com a condição de que o diretor da escola fosse de nacionalidade japonesa.
 
Decidido o nome da escola para “Mundo de Alegria”
 
 Este nome, “Mundo de Alegria” foi pensado no sentido de conhecer a alegria de aprender e estudar com os amigos.
 
2003
Janeiro
 
Dia 19 - Realização de uma reunião explicativa sobre a escola no Centro Comercial de Hamamatsu (ARURA)
 
 Mais de 50 famílias participaram mas muitos desistiram por causa da mensalidade de 45 mil ienes (que incluia aula, materiais, almoço e transporte). No entanto, não se podia fazer a redução e, por isso, muitos choraram.
 
Fevereiro
 
Dia 3 - Inauguração da Escola
Dia 6 - Cerimônia de Inauguração da Escola
 
 
 Começamos com 13 alunos, 2 professores peruanos, 1 funcionário peruano, 1 funcionário japonês e Massami Matsumoto como diretora.
 Na cerimônia compareceu o diretor do Departamento Internacional de Hamamatsu, o cônsul do Peru e muitos apoiadores.
 A diretora Massami Matsumoto se encarrega de lecionar o idioma inglês e japonês, colocar a mesa para a refeição, trazer e levar os alunos e outros serviços em geral.
 
Abril
 
Bazar beneficente realizada por pais de alunos (objetivo de instalar banheiros para criança).
 
Dia 23 - Concurso Interno de Oratória
Dia 30 - Excursão (Museu de Música, Zoológico)
 
Maio
Dia 05 - Participação no Festival de Hamamatsu (soltar pipa)
Dia 11 - Festa do Dia das Mães
 
Junho
Dia 08 - Visita à Prefeitura
Dia 13 - Festa do Dia dos Pais
Dia 17 - Realização de uma “Palestra sobre Segurança no Trânsito” com a cooperação da polícia e da prefeitura
Dia 20 - Visita à fabrica “Suzuki - S.A.
Dia 26 - Visita à Universidade de Hamamatsu
 
Julho
Redução na mensalidade de 45 mil para 38 mil ienes.
 
Mudança no número de alunos para 30 a 40 crianças. Ao mesmo tempo que aumentava o número de calouros, outras crianças iam embora porque não conseguiam mais pagar a mensalidade. Como as situações econômicas dos pais não eram estáveis, acabavam tirando as oportunidades de educação dos seus filhos. As despesas com a educação começam a acumular para os peruanos que têm muitos irmãos e irmãs, “juntar mais de 40 mil ienes por mês para a escola é impossível”. A diretora Matsumoto só podia olhar os pais pegando seus filhos e indo embora. Sem dinheiro, nem o direito de educação dos filhos podemos defender. Isso era um absurdo, porém não podia se deixar levar pelas lágrimas. Enquanto fechavam no vermelho, recorreram a agonizante escolha da redução da taxa da mensalidade e, ao mesmo tempo, visaram obter a autorização de várias escolas para procurar auxílio de fundos públicos.
 
Dia 27 - Participação dos alunos na Festa da Independência do Peru - indo de ônibus a Tokyo
Dia 29 e 30 - Participação do representante dos estudantes na Conferência dos Sonhos de Hamamatsu, patrocinado pela prefeitura
 
Agosto
Dia 03 - Campeonato Interno de Bingo
Dia 04 - Visita à Prefeitura (Sessão de Crianças)
Dia 10 - Participação no Curso de Violão - patrocinado pela "Yamaha - S.A." -
 
Dia 20 - Visita do pessoal do Ministério da Educação do Peru para inspeção escolar
Dia 26 e 27 - Participação dos alunos do ensino médio no acampamento, patrocinado pelos alunos da Universidade de Shizuoka.
 
Setembro
Dia 16 - Visita de 12 professores de língua japonesa da JICA
 Visita e intercâmbio
 
Dia 18 - Intercâmbio e visita à escola local ENAN do ensino médio.
Dia 20 - Desfile de Moda
 
Outubro
Dia 06 - Gincana
Dia 16 - Intercâmbio e visita à escola local ENSHUHAMA do ensino primário.
Dia 18 - Participação no Festival do Centro Comercial - apresentação da culinária e dança peruana
Dia 28 - Pernoite das crianças no berçário
 
Novembro
Dia 02 - 1º Festival Cultural Escolar
 
Dia 16 - Assembléia para a criação de uma “NPO Mundo de Alegria”(NPO = Non-Profit Organization = organização sem fins lucrativos)
 A diretora Matsumoto faz o possível para juntar as doações porque a escola continuava fechando no vermelho. Por lei, empresas não podem fazer doações para pessoas físicas. Portanto, começam a trabalhar para obter o título de fundação.
 
Dezembro
Dia 06 - Participação no Concurso de Oratória de Espanhol, patrocinado por uma editora de um jornal.
 
Dia 09 - Envio da solicitação de aprovação da NPO ao Gabinete
Dia 18 - Pedido de solicitação de aprovação da NPO aceito
 
Dia 25 - Festa de Natal
Dia 26 - Visita ao Museu Histórico
Dia 28 - Formatura
 
Dia 31 - Festa de Fim de Ano
 Planejamento de eventos para compensar a falta crônica de verba.
 
2004
Janeiro
Dia 21 - A diretora Matsumoto e mais 2 pessoas do Departamento Internacional de Hamamatsu vão à Divisão de Assuntos Acadêmicos para obter a autorização das escolas, esclarecer sobre a autorização e também expor a real situação.
 
 Anteriormente, Matsumoto já havia consultado a Divisão, mas a condição para a autorização não satisfazia a petição, pois o quesito para a aprovação e que o edifício da escola seja pertencente a diretora. Portanto, as portas se fechavam para ela. Pela recomendação do consulado peruano, foram conversar com o responsável das escolas particulares do Ministerio da Educacao. Por fim, sem chegar a conclusão nenhuma, foram indicados para procurar auxilio ao município, e com isso, o Departamento Onternacional de Hamamatsu começa a apoia-los.
 
Fevereiro
Dia 6 - Aniversário de um ano do estabelecimento
 
 Foram convidados as pessoas relacionadas com escolas, educação e apoiadores para comemorar e demonstrar o sentimento de agradecimento. Nesta hora, os alunos se acercaram da diretora para dizer “Diretora, muito obrigado por construir uma escola para nós”. Estas palavras gravaram no coração de Matsumoto, tornando-se um motor para encorajar e a superar as dificuldades.
 
Março
A Província de Shizuoka publica “Se há recomendação para abrir uma escola estrangeira por parte das escolas japonesas do município, não e necessária a obtenção de um edifício escolar”.
 
 Shizuoka foi a primeira província do Japão a decidir isso e foi chamado “Método de Shizuoka”
 
Maio
Dia 1º - Entrega da solicitação de aprovação das escolas para a província. (obtenção da aprovação em dezembro
 
Dezembro
Aprovada como Academia
 
 Por ser a primeira escola latino-americana aprovada, a mesma foi anunciada pela mídia e, com isso, houve diversas solicitações de informações de todo o país sobre a mensalidade. Isso porque a diretora Matsumoto declarou publicamente que reduziria a mensalidade se obtivesse ajuda do Fundo Público. A própria Matsumoto se sente aliviada porque o dinheiro do fundo público ajudaria a reduzir a taxa da mensalidade, e com isso, as crianças que não podiam frequentar a escola pelo alto custo, já podiam encontrar outro caminho para estudar.
 
Dia 8 - A Suzuki Business faz uma caridade de 162 mil ienes arrecadados no Torneio de Golfe Beneficente
 
2005
Janeiro
A Diretora Matsumoto decide fechar a escola “Mundo de Alegria”
 
 Quando foram ver, a ajuda financeira da cidade de Hamamatsu, era somente de 1 milhão de ienes. Além disso, como não havia casos anteriores, não havia verba. E também, o governo negou ajuda.
 A Diretora Matsumoto veio animando os pais de alunos dizendo “Deixem seus filhos frequentarem a escola! Quando recebermos a ajuda pública, vamos reduzir a mensalidade. Então, tentem pagar até lá!” Essa promessa do fundo público não foi cumprida. E também, todo mês fechavam no vermelho. Matsumoto tirava da sua escassa economia para arcar com as despesas; ela mesma não recebia salário, e mais, fazia bicos com trabalhos de tradução/interpretação para cobrir os gastos, mas isso também chegou em um limite. Quando recordava dos sorrisos das crianças preocupadas, sentia uma grande compaixão, mas não havia nenhum caminho para seguir. A decisão de Matsumoto para chegar nesta terrível situação fez com que escrevesse um email para seu ex-chefe da época que trabalhava na “Suzuki”, falando sobre o sentimento de gratidão e apoio até este momento.
 
Março
Dia 25 - Cerimônia de Entrega de Doações
Por iniciativa das empresas locais, outras 51 empresas fazem doações, somando 20 milhões de ienes
 
 O ex-chefe de Matsumoto recebeu o email e encaminhou-o para o secretário do presidente Ossamu Suzuki, que já sentia um forte interesse pelos problemas dos trabalhadores estrangeiros, e este email chamou sua atenção. A partir disso, o presidente fez um apelo para o vice-Presidente Yamauchi (Assessor permanente da Suzuki), e o Vice-Presidente YamamotoPresidente da FCC)ambos daquela época), que por sua vez, apelaram para a Suzuki S.A., Indústria da Honda e empresas correlacionadas. Juntos conseguiram arrecadar donativos para a escola e isso fez ressusitar o “Mundo de Alegria”. O desejo de Matsumoto pela educação das crianças é reconhecido pela sociedade. Matsumoto relembra o que disse naquela época “Parece que vi um oásis no meio do deserto”.
 
Redução da mensalidade
Mensalidade atual de 38 mil é reduzida 15 mil ienes (maternal e crianças do ensino primário), e 20 mil ienes para crianças do ensino méio.
 
 Matsumoto põe imediatamente em vigor, a redução da mensalidade após obter as doações. No dia 1º de março, de 14 alunos, houve um aumento para 50 em um mês!
 
Abril
Criação de uma classe para brasileiros
 
 Uma senhora brasileira vem à escola com sua neta (que está na segunda série do ensino primário) e diz “Ouço dizer que esta escola tem a mensalidade barata e educam muito bem”, “Gostaria que colocassem brasileiros a todo custo”. No dia anterior, Matsumoto escutou de um pai de aluno “Quando a criança está travessa, a primeira coisa a falar é: “Amanhã não te deixarei ir à escola!”. Como criança adora escola, logo mudam e ficam bonzinhos”.
 “Vamos expandir! Vamos abrir as portas para as crianças brasileiras também!”
   Logo foram procurar professores brasileiros. Pouco depois, a classe começou com um aluno e um professor brasileiros. Isso se propagou de boca em boca, aumentando para 10, 20 alunos.
 
Maio
Solicitação de aprovação como Fundação
 
 Promotores do estabelecimento: Diretora Matsumoto, Presidente Ossamu Suzuki (da Suzuki S.A.) e ex-vice governador da província de Shizuoka - Takeshi Shouda.
 
Julho
Dia 6 - A Suzuki Business faz uma caridade de 127 mil ienes arrecadados no Torneio Beneficente de Golfe.
Agosto
Dia 19 - Obtenção do título de Fundação
 
 É a primeira aprovação de uma escola para latino-americanos no país. Matsumoto se alegra ao dizer "O reconhecimento da escola na sociedade dá brilho para as crianças".
 
Novembro
Dia 13 - A Suzuki Business realiza uma Exposição de Gás no Centro Comercial e uma parte do lucro é doado para a escola.
 
Dezembro
Dia 8 - A Suzuki Business faz uma caridade de 132 mil ienes arrecadados no Torneio Beneficente de Golfe.
 
2006
Março
Dia 27 - Cerimônia de Entrega de Doações
 Por iniciativa das empresas locais, outras 53 empresas fazem doações somando 17 milhões de ienes
 
 Como representante das empresas, o presidente da Indústria Kaneda e o diretor geral da Cooperativa Suzuki (ambos daquela época), entregam a lista de nomes na cerimônia. Este foi o segundo ano consecutivo.
 
Maio – Julho
 Orientando os alunos brasileiros e peruanos da primeira série do ensino primário para falar a língua materna.
 A diretora da Escola Enshuhama foi à Escola Mundo de Alegria para tentar resolver os problemas dos alunos estrangeiros que tinham dificuldade em aprender a língua japonesa.
 
Junho
 Visita de 15 jornalistas do Clube de Jornalistas Estrangeiros.
 Inspeção da situação atual dos alunos latino-americanos. A situação é anunciada pela mídia em vários países do mundo.
 
Julho
Dia 12 - A Suzuki Business faz uma caridade de 133 mil ienes arrecadados no Torneio Beneficente de Golfe
 
Outubro
Entrega do pedido de aprovação como Associação Beneficente Específica ao Ministério da Educação.
 
 O escasso auxílio público não é suficiente para a administração escolar. E para manter uma mensalidade baixa, não se pode ficar dependendo de doações das empresas privadas. Também, as empresas não podem fazer doações para escolas que ainda não são associações beneficentes específicas. Então, eles dizem "Queremos doar, mas não podemos".
 
Dezembro
Pedido de colaboração do Ministério da Economia, Comércio e Indústria para a aprovação do título de Associação Beneficente Específica.
 
 O assistente do Conselheiro do Ministro da Economia, Comércio e Indústria aconselha a escola pedir para as empresas requererem ao Ministério da Educação.
 
Dia 6 - A Suzuki Business faz uma caridade de 297 mil ienes arrecadados no Torneio Beneficente de Golfe
 
Dia 20 - Solicitação pelas empresas apoiadoras ao ministro da Educação
 Representante de todos os solicitantes: Ossamu Suzuki, da Suzuki S.A., e a seguir, as empresas que fazem parte do comitê da escola: FCC Co.,Ltd., Suzuki S.A., Bellsonica S.A., Indústria Kaneda S.A., Somic Ishikawa Inc., Rinkoh Corporation, Ogusu Industry Co.,Ltd., Yasuzu Kougyo Co.,Ltd., Shizuoka FM Broadcasting Co.,Ltd.
 
2007
Fevereiro
Prêmio por mérito de intercâmbio internacional
 
Prêmio recebido por “Melhoramento no ambiente escolar das crianças estrangeiras no Japão; aceleração da compreensão mútua e Intercâmbio Internacional”
Março
Dia 21 - Cerimônia de entrega de doações
Por iniciativa das empresas locais, outras 53 empresas fazem doações somando 18 milhões de ienes
 
 Yoshitaka Suzuki, diretor da Suzuki Buziness e Makoto Matsuda, gerente da FCC Co.,Ltd. Entregam uma lista de nomes na cerimônia. Este foi o terceiro ano consecutivo.
 
Abril
Recebimento de 1 milhão e meio de ienes arrecadados pela Associação Kaigai Nikkeijin Kyokai
 
Maio
Visita do consulado japonês de Manaus
 
 Enquanto privilegia o ensino com a língua materna, a escola fortalece o ensino da língua japonesa, valorizando o ensino da escola.
 
Julho
Dia 8 - A Suzuki Business faz uma caridade de 784 mil ienes arrecadados no Torneio Beneficente de Golfe
 
Outubro
Recebimento de doação de 200 mil ienes do clube rotatório de Hamamatsu
 
Dezembro
Dia 6 - A Suzuki Business faz uma caridade de 755 mil ienes arrecadados no Torneio Beneficente de Golfe
 
2008
Fevereiro
 Visita de 19 Senadores da Comissão de Investigação sobre Simbiose - Envelhecimento e baixa natalidade da população
 A delegação parlamentária investiga as empresas e, ao mesmo tempo, a escola.
 
A diretora Matsumoto diz que mesmo que as empresas contratem estrangeiros para trabalhar, existe uma forte necessidade de instrução educativa para os filhos.
 Devido às leis, há uma dificuldade para receber doações de empresas privadas. Por isso, apelaram para os senadores para acharem uma solução.
 
Março
Por iniciativa das empresas locais, outras 53 empresas fazem doações somando 18 milhões de ienes
 Em meio à severa recessão, o auxílio chega às crianças, por 4 anos consecutivos.
 
Maio
 Recebimento de cadeiras da Daiichi Shoji, Co. Ltd e Daiichi Kogyo Co. Ltd
 
Junho
Recebimento de artigos para esporte da IOS Co. Ltd
 
Julho
Dia 25 - A Suzuki Business faz uma caridade de 795 mil ienes arrecadados no Torneio Beneficente de Golfe
 
Dezembro
Início de auxílio ao trabalho para os desempregados (pais de alunos)
Realização de um curso de japonês e ajuda na procura de emprego
 
 Com a falência do banco Lehman Brothers que atingiu o mundo inteiro e também a escola, aparecem muitos casos de perda de emprego. Para defender a educação dos alunos, começaram a falar "Proteção às crianças!". A própria Matsumoto se encarrega de juntar informações, procurar emprego para os outros, ajudar a escrever currículos, fazer orientações e até ir junto nas entrevistas.
 
2009
Janeiro
Notícia de disposição de um edifício para a escola pela prefeitura de Hamamatsu
 
 A Escola Mundo de Alegria se estabeleceu em um edifício onde a secretaria foi reformada em salas de aula, porém, não havia sala de música, ginásio de esporte, campo de esporte, sala de ciências, enfermaria, biblioteca, ou seja, nada, e neste pequeno espaço estudavam 100 alunos. Além disso, não havia janelas em algumas salas, banheiro suficiente, pia, nem sala de funcionários. Então, foi muito boa a notícia de que podíamos usar uma parte da antiga prefeitura de Yutocho.
 
Isenção da mensalidade para alunos cujos pais perderam emprego.
 
 A ajuda financeira começa a ficar difícil para as empresas.
    Apesar da dificuldade financeira, a escola não queria que as crianças fossem embora. Por isso, pedimos com muito ardor aos pais para que se esforçassem para encontrar emprego, já que a mensalidade seria isenta.
 
Fevereiro
Caridade de 127,927 ienes da East Company.
 
A Suzuki Business faz uma caridade de 640 mil ienes arrecadados no Torneio Beneficente de Golfe
 
Participação no ensino japonês para os "Estrangeiros Residentes" oferecido pelo Departamento de Assuntos Culturais
 Realização de aulas de japonês do dia 2 de fevereiro até 31 de março, voltado para estrangeiros residentes.
 
Março
20 firmas da Honda e Suzuki doam 4 milhões de ienes.
 
Abril
Participação no Ensino japonês para os "Estrangeiros Residentes" oferecido pelo Departamento de Assuntos Culturais
 Começo em Julho
 
Junho
Presença na reunião explicativa (Niji no Kakehashi) do plano de ajuda de emergência para crianças estrangeiras residentes no Japão.
 Decisão sobre participação no ensino
 
Realização de curso de formação de voluntários de língua japonesa
 Formação de dirigentes da língua japonesa na região de Hamamatsu. Curso total: 20 aulas até agosto. Início das aulas com 13 alunos.
 
Julho
Início da pesquisa dos alunos que não frequentaram escola
 
Dia 8 - A Suzuki Business faz uma caridade de 610 mil ienes arrecadados no Torneio Beneficente de Golfe
 
Setembro
Dia 18 - Visita da embaixada peruana para inspeção - queixam-se da situação dos alunos
 
 Um dos alunos (de 15 anos) apela para o cônsul dizendo “Eu fiquei 5 meses com meu irmão menor dentro de casa. Não fazia nada o dia inteiro. Eu estudava antes aqui, mas meus pais perderam o emprego, por isso tivemos que parar a escola e ir embora para o Peru. Um dia, a diretora Matsumoto me ligou falando para ir à escola em vez de ficar na casa, que não precisava me preocupar com a mensalidade. Então, meu irmãozinho e eu voltamos a estudar. Agora estamos muito felizes. Portanto, por favor, ajude crianças como eu a frequentar a escola”. Por este motivo, decidiram dar bolsa de estudos para 7 alunos peruanos.
 
Outubro
Criação de uma sala de aula para os alunos que não frequentaram a escola.
 Decidem participar do projeto "Niji no Kakehashi" do Ministério da Educação, mas o contrato avança muito lentamente. Como não podiam esperar mais tempo, a própria Matsumoto começa a dar aulas.
 
Dia 13 - Solicitação à província de Shizuoka e à cidade de Hamamatsu um aumento nos subsídios
 Solicitantes: a Diretora Massami Matsumoto, o Presidente Kenitiro Omuro e o vice-presidente Hiroshi Yamauchi daCâmara de Comércio e Indústria de Hamamatsu e o vice-Presidente Yoshihide Yamamoto da Câmara de Comércio e Indústria de Hmamatsu (presidente da FCC Co. Ltd.).
 Expor a atual situação de agravamento da perda de emprego dos trabalhadores nikkeis, solicitam aumento nos subsídios (correspondente a metade do valor das escolas particulares)
Dia 23 - Solicitação de mesmo subsídio de mesmo valor de outras escolas do país e benefício fiscal para o ministro da educação.
 Solicitantes: a Diretora Massami Matsumoto, o Prefeito de Hamamatsu -Yasutomo Suzuki, o Presidente da Câmara do Comércio e Indústria - Kenitiro Omuro e o Presidente da Suzuki S.A. - Ossamu Suzuki.
 
Novembro
Dia 16 - Conclusão do contrato de ensino "Niji no Kakehashi" com o Ministério da Educação
 Continuação das aulas de reforço para os alunos que não frequentaram escola, que teve início em Outubro "Niji no Kakehashi"
 
Dezembro
Dia 9 - A Suzuki Business faz uma caridade de 555 mil ienes arrecadados no Torneio Beneficente de Golfe
 
2010
Janeiro
Dia 6 a 7 - Mudança da escola para o 2º andar do novo edifício de Yutocho "Centro de Apoio de Ensino para Estrangeiros"
 

 

C.E.P. Mundo de Alegria
C.E.P. Mundo de Alegria
C.E.P. Mundo de Alegria
C.E.P. Mundo de Alegria
C.E.P. Mundo de Alegria
C.E.P. Mundo de Alegria
C.E.P. Mundo de Alegria
〒431-0102 Shizuoka-ken Hamamatsu-shi Nishi-ku Yuto-cho Ubumi 9611-1 Tel 053-482-7666 Fax 053-482-7660
C.E.P. Mundo de Alegria
C.E.P. Mundo de Alegria