C.E.P. Mundo de Alegria

C.E.P. Mundo de Alegria

C.E.P. Mundo de Alegria

Início > Notícias > Eventos > Inauguração do Colégio Mundo de Alegria em Yuto

C.E.P. Mundo de Alegria

Notícias

C.E.P. Mundo de Alegria
Eventos
2010/01/18

Inauguração do Colégio Mundo de Alegria em Yuto

C.E.P. Mundo de Alegria
 
 
 gakko.jpg
Que felicidade! Os alunos sorriem! Temos um Colégio exemplar!
O Colégio Mundo de Alegria se mudou!
 
gakkogaikan1.jpggakkogaikan2.jpg
 
 
Estamos muito agradecidos com a cidade de Hamamatsu e com todos os que nos apoiam.
Muito obrigado!
 
No dia 18 de Janeiro de 2010, foi realizado com grande festa a cerimônia de inauguração da nova sede do Colégio Mundo de Alegria.
 
Se tornou realidade a ampliação tão desejada do Colégio Mundo de Alegria. Com a fusão administrativa de Hamamatsu, a prefeitura do distrito de Yuto ficou desalojada e nesse mesmo prédio foi construído o "Centro de apoio ao estudo para estrangeiros". No segundo piso deste edifício está o colégio, fato inédito no Japão, pois é a primeira vez que um colégio estrangeiro, voltado inteiramente para o público latino, ocupa um prédio público.
 
 kanban.jpg
 
Temos visto o entusiasmo da cidade de Hamamatsu para se fazer um centro multicultural, o bairro de Yuto foi escolhido por ser um bairro onde se concentra várias pessoas de diferentes nacionalidades.
 
Desde que foi fundado, nosso colégio, mesmo nos momentos difíceis, tem sido contemplado com o apoio da cidade de Hamamatsu e ao mesmo tempo é com orgulho que recebemos esse apoio, graças ao nosso notório trabalho realizado no campo educativo.
 
Palavras da diretora Masami Matsumoto
“ Ser uma pessoa capaz de estar a frente numa sociedade multicultural”
 kotyou1.jpg
"Professora, obrigado por criar esse colégio!". Essas foram as palavras que ouvi dos alunos em uma época difícil para os imigrantes, pois era o primeiro aniversário de fundação do colégio. Os sorrisos e as palavras das crianças foram marcadas em meu coração, estas palavras se verteram em fonte de energia para mim e por isso hoje estou aqui.
 
Há seis anos atrás, recebi estas palavras de agradecimento por parte das crianças, agora quero transmitir essa mesma gratidão a todos os que nos brindaram e nos seguem brindando com seu apoio e também à toda cidade de Hamamatsu, por melhorar o ambiente educativo aos alunos deste colégio. Muito obrigado.
 
Neste colégio os alunos podem estudar com orgulho e assim experimentar "a alegria de aprender", empenhando-se na prática e estudo da Língua Japonesa e de suas respectivas línguas maternas.
 
Seguimos adiante com nosso trabalho de formar pessoas capazes de dirigir e assumir seu papel responsável diante de uma sociedade mista, que cada um deles tenham sonhos e possam construir por si mesmos seu futuro. Penso que essa é a dívida de gratidão que devo pagar à essas crianças.
 
sityo3.jpg
 
O prefeito de Hamamatsu, o Exmo. Sr. Yasutomo Suzuki, se digigiu aos presentes agradecendo com amáveis palavras à Sra. Dir. Masami Matsumoto por seu brilhante trabalho realizado frente ao colégio. Logo se seguiram as palavras do Embaixador do Perú, o Exmo. Sr. Juan Carlos Capuñay; o Cônsul do Brasil em Hamamatsu, o Exmo. Sr. Luis Sérgio Gama Figueira; o Governador do Estado de Shizuoka, o Exmo. Sr. Heita Kawakatsu; o membro da Câmara dos Deputados, Exmo. Sr. Minoru Kiuchi; o Presidente da Empresa Suzuki, o Ilmo. Sr. Osamu Suzuki; e também anunciaram o telegrama de felicitações da parte do diretor do Instituto de Línguas Estrangeiras, o Ilmo. Sr. Shimichiro Suetsugu.
 
 
Palavras da Sra. Irene Komatu, representante dos pais de família do colégio.
"Me salvei graças a este colégio!"
 hogosha.jpg
"Eu queria poder expressar minha gratidão ao Colégio Mundo de Alegria na cerimônia de inauguração de sua nova sede". Essas foram as palavras iniciais da Sra. Komatu. Brasileira de descendência japonesa, mora em Fukuroi e tem dois filhos estudando no Colégio Mundo de Alegria. Seus filhos todos os dias vão de trem para a escola, fazendo uma viagem de mais de uma hora até a cidade de Hamamatsu. "O Colégio fica longe, mas estou muito feliz porque as crianças vão alegres e animadas para estudar".
 
A Sra. Komatu ainda comentou o triste fato de seus filhos terem recebido maus tratos no colégio japonês, o que os levou a permanecer em casa por mais de 16 meses. Lembra ela que foram momentos muito difíceis, e que chegou ao ponto de buscar ajuda por meio do "Liga de Apoio aos Latinos".
Terminando suas palavras, visivelmente emocionada, a Sra. Komatu agradeceu ao colégio por devolver a seus filhos a alegria, e se despediu com elogios à instituição, dizendo que o Colégio Mundo de Alegria é um colégio admirável.
 
 
Palavras do aluno Kepler Naoro García Katayama
"Que divertido é o colégio"
 katayama.jpg
O último a deixar suas palavras na cerimônia de inauguração da nova sede do colégio foi o aluno Kepler Katayama, "Estou feliz porque o colégio é amplo e impecável, todos os alunos estão felizes. Muito obrigado".
 
Comentou também sobre os cinco meses em que esteve sem estudar, porque seus pais estavam desempregados, assim, contou ainda que um dia recebeu a ligação da Sra. Diretora Masami Matsumoto, que soube de sua difícil situação e disse a ele e a seu irmão que retornassem ao colégio sem que se preocupassem com as mensalisades. Também comentou que é muito bom poder estudar junto a seus amigos e professores.
 
Ao final, os presentes o escutaram atentamente e foi aplaudido fortemente.
 
 
A antiga sede do Colégio era assim
 
A antiga sede do Colégio ficava em Oroshihonmachi. Antes funcionava ali um escritório de vendas de janelas. As instalações deste prédio eram muito estreitas, os alunos se chocavam entre sí ao passarem pelo corredor. Eles não tinham espaço para as atividades esportivas, pois não possuíam um ginásio de esportes. Os alunos realizavam suas atividades e jogos em um lugar apertado ou em um espaço pequeno de frente a entrada do colégio. O edifício possuia salas de aula onde não haviam janelas e constantemente tinham de fazer modificações nas salas devido a novos ingressos de alunos.
 
Aproximadamente 100 alunos utilizavam dois banheiros, sendo um para os meninos e outro para as meninas. Para lavar as mãos e escovar os dentes depois do almoço, os alunos tinham que se dividirem em turnos para que cada um pudesse utilizar as únicas duas pias que haviam alí, uma dentro do banheiro e outra em frente ao mesmo.
 
No entanto, mesmo sendo um colégio que necessitava de muitas coisas, os alunos se divertiam.
 
Festa de inauguração da sede do novo colégio
 dance2.jpg
Depois da cerimônia de inauguração, autoridades, corpo docente e convidados deleitaram comidas típicas da gastronomia brasileira e peruana, preparadas pelos professores e pelos pais dos alunos. Também houve apresentações de danças folclóricas peruanas, realizadas pelos alunos e uma exposição de fotos dos eventos realizados no colégio que contam um pouco de sua história desde a fundação até os dias de hoje.
 
 sityo4.jpgsityo.jpg
 
Os convidados mostraram um profundo interesse pela rica gastronamia de ambos países ali representados, dizendo "Oishiine" (que delícia) a cada degustação.
 
Muito obrigado pela doação
Foram vendidos muitos calendários do Colégio Mundo de Alegria
 
Depois da cerimônia de inauguração, informamos aos convidados sobre a atual situação em que o colégio se encontra. Foi pedido, então, que os convidados fizessem uma pequena contribuição no valor de \ 1.000 (hum mil yenes) comprando um dos calendários do colégio de 2010, sendo assim, a doação seria de \ 750 (setecentos e cinquenta yenes) por cada compra, descontando o gasto. Esta doação será utilizada para a compra de novos livros aos alunos.
 
Nosso colégio se viu afetado pela crise mundial, vários pais de família perderam seus trabalhos, por isso fomos obrigados a diminuir o valor da mensalidade e oferecer bolsas de estudo aos alunos que mais necessitavam para que pudessem concluir seus estudos. Por isso, a nossa difícil situação financeira tem nos impedido de comprar novos livros aos alunos.
 
Quando os convidados chegaram ao segundo piso, imediatamente compraram nossos calendários e recebemos palavras de apoio, assim como também houve convidados que compraram cinco ou dez calendários escolares.
A todos agradecemos imensamente pela cooperação.
 
No entanto, ainda sobram muitos calendários para serem vendidos. Os que quiserem nos dar seu apoio, esperamos seus pedidos.
 
O Posto Policial de Yuto nos apoiou com a compra de cinco calendários. Muito obrigado!
 
 

 shugo2.jpg

perutaisi2.jpgraihin.jpg

 

  

 

 

C.E.P. Mundo de Alegria
    C.E.P. Mundo de Alegria
    C.E.P. Mundo de Alegria
    C.E.P. Mundo de Alegria
    C.E.P. Mundo de Alegria
    C.E.P. Mundo de Alegria
    C.E.P. Mundo de Alegria
    〒431-0102 Shizuoka-ken Hamamatsu-shi Nishi-ku Yuto-cho Ubumi 9611-1 Tel 053-482-7666 Fax 053-482-7660
    C.E.P. Mundo de Alegria
    C.E.P. Mundo de Alegria